Teodoro Obiang, que já foi considerado como «membro pleno» da CPLP, confirmou que estava à espera que a adesão do seu país a esta organização se verificasse nesta cimeira.
Corpo do artigo
O presidente da Guiné Equatorial disse ter ficado muito satisfeito com a entrada do país na CPLP, isto após o presidente Teodoro Obiang ter posado na fotografia de família dos chefes de Estado e Governo tirada em Díli.
Imediatamente depois da sessão solene de abertura da X Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, Obiang confirmou que estava à espera que a adesão do seu país à CPLP se verificasse nesta cimeira.
O líder da Guiné Equatorial foi chamado a sentar-se à mesa pelo protocolo timorense como «membro pleno» desta comunidade de países, e que terminou com mais de uma hora de atraso.
Segundo fontes das delegações de Portugal e do Brasil, citadas pela agência Lusa, a Guiné Equatorial foi aceite, esta quarta-feira, como membro de pleno direito da CPLP, sem que tenha havido votação.
Fonte da delegação portuguesa acrescenta que houve um «debate intenso» suscitado por Portugal, tendo ficado assente que a Guiné Equatorial deve explicar os passos que já deu para cumprir as condições de adesão.