O presidente Bachar al-Assad vai na segunda-feira pronunciar um discurso sobre o desenvolvimento na Síria, depois de três meses de uma revolta sem precedente contra o regime, reprimida com sangue.
Corpo do artigo
De acordo com a Agência France Press, trata-se da terceira intervenção pública de Bachar al-Assad desde o movimento de contestação de 15 de Março que o regime tenta suprimir com o preço de centenas de mortos, apesar da reprovação internacional.
O presidente sírio «vai pronunciar um discurso na segunda-feira cerca das 12h00 (9h00 hora GMT) sobre os desenvolvimentos da Síria», anunciou hoje a agência oficial Sana, sem precisar a informação.
A 30 de Março, durante a sua primeira intervenção pública, Bachar al-Assad denunciou no Parlamento uma «conspiração» contra o seu país e não anunciou qualquer reforma de liberalização, provocando a decepção dos activistas pró-democracia que anunciaram a continuação das manifestações.
Segundo o Observatório Sírio dos Direitos do Homem, uma organização não governamental daquele país, 1.309 civis e 341 membros das forças de segurança morreram desde 15 de Março.