Hassan Rowhani, numa entrevista dada na quarta-feira à NBC News, garantiu que o Irão procura apenas «tecnologia nuclear pacífica».
Corpo do artigo
«Sob nenhumas circunstâncias desejaremos quaisquer armas de destruição massiva, incluindo armas nucleares», disse o presidente iraniano, em vésperas de uma visita à Organização das Nações Unidas (ONU).
«Nunca pretendemos ou procurámos uma bomba nuclear e não iremos fazê-lo», acrescentou.
Hassan Rowhani repetiu a posição de que o país, que é alvo de sanções norte-americanas por causa do enriquecimento de urânio, estava unicamente «à procura de tecnologia nuclear pacífica».
As declarações do presidente iraniano foram recebidas por Washington com um sentimento misto, entre o otimismo e o ceticismo, já que os analistas apontam que o líder supremo do país, o aiatola Ali Khamenei, controla a política externa.
Rowhani, considerado mais moderado que os seus rivais, disse que no seu programa nuclear, «o governo entra com todo o poder e completa autoridade».
«O problema não será do nosso lado», disse, acrescentando que o Irão tem «suficiente latitude política para resolver» a questão.