O presidente dos EUA confirmou que falou esta sexta-feira com o presidente iraniano. Foi a primeira vez que houve uma comunicação formal entre os líderes destes dois países desde 1979.
Corpo do artigo
Os presidentes dos EUA e do Irão falaram, esta sexta-feira, ao telefone durante alguns minutos, naquela que foi a primeira comunicação entre líderes dos dois países em 34 anos.
Comentando este telefonema, que foi dominado pela retoma das conversações sobre o nuclear iraniano, Barack Obama explicou que o caminho não é fácil, contudo, a oportunidade não deve ser desperdiçada.
«Acredito que existe uma boa base para uma boa resolução, mas o caminho para um acordo significativo é difícil», reconheceu Obama, numa declaração feita na Casa Branca.
O presidente norte-americano lembrou ainda que «temos a responsabilidade de continuar com os esforços diplomáticos», porque «existe uma oportunidade única de fazer progressos com a nova liderança em Teerão».
Fontes oficiais da Administração Obama vieram, entretanto, sublinhar que a Casa Branca mantém e vai manter Israel ao corrente de todos os desenvolvimentos desta questão.
Citado pela agência Reuters, um desses responsáveis lembrou que Israel tem todo o direito de duvidar do caráter genuíno das declarações de Hassan Rohani.