As primeiras assembleias de voto para as eleições nos Estados Unidos fecharam hoje nos estados de Indiana e Kentucky (leste), às 23:00, hora de Lisboa.
Corpo do artigo
Nem todos os postos de votação fecharam ainda nestes dois estados não decisivos para a eleição presidencial, que opõe o Presidente Barack Obama ao republicano Mitt Romney.
Às 00:00 de Lisboa, está previsto o encerramento das assembleias de voto na Virgínia, um dos estados que podem decidir o desfecho da eleição e que há quatro anos deu maioria aos democratas, bem como na Geórgia, Carolina do Norte e Vermont.
Na Florida, outro estado considerado «campo de batalha» dos dois candidatos, as assembleias de voto começam a encerrar a partir das 00:30, depois o mesmo acontecerá no Ohio, considerado o estado crucial da eleição presidencial.
A maior parte das assembleias da costa leste fecham à 01:00 de quarta-feira (hora de Lisboa), incluindo a Pensilvânia, outro estado considerado renhido.
Para ganhar a eleição, são necessários 270 dos votos do colégio eleitoral que nomeará o futuro Presidente.
Também em disputa estão hoje 435 lugares da Câmara dos Representantes, detida pelos republicanos, e 33 do Senado, de maioria democrata.