
Brian Cowen
Epa
O primeiro-ministro irlandês recusou, esta sexta-feira, repetir o referendo ao Tratado de Lisboa, preferindo «respeitar» a decisão dos irlandeses. Brian Cowen disse que para já vai falar com os restantes líderes europeus sobre o resultado.
O primeiro-ministro irlandês colocou de parte a hipótese de repetir o referendo ao Tratado de Lisboa, no dia em que foram conhecidos os resultados do escrutínio de quinta-feira, que deram a vitória ao “não”.
«Essa hipótese não se coloca neste momento, porque o povo pronunciou-se e eu estou concentrado em respeitar essa decisão», disse, acrescentando que agora tem como função «falar com os outros membros no Concelho Europeu» para avaliar as consequências.
Brian Cowen lembrou que, durante a campanha para o referendo, disse que a vitória do “não” levaria o documento para «território desconhecido».
O “não” recolheu 53,4 por cento dos votos no referendo, cuja taxa de participação rondou os 53 por cento.