Professor francês decapitado após mostrar caricaturas de Maomé vai receber Legião de Honra
Além de receber esta condecoração, o docente será nomeado comandante da Ordem das Palmas Académicas. Samuel Paty foi decapitado após mostrar caricaturas de Maomé aos seus alunos.
Corpo do artigo
O ministro francês da Educação anunciou esta terça-feira que Samuel Paty receberá a Legião de Honra postumamente. O professor de História e Geografia foi decapitado na sexta-feira em Conflans-Sainte-Honorine (Yvelines) após mostrar caricaturas de Maomé aos alunos.
Jean-Michel Blanquer acrescentou ainda que o docente será nomeado comandante da Ordem das Palmas Académicas, noticia o jornal diário 20 minutes. "É uma distinção emblemática, numa ordem que está junto dos professores e do mundo da educação", ressalvou o ministro francês, admitindo que o "martírio" ao qual Samuel Paty foi submetido merece o "reconhecimento da instituição".
De acordo com a publicação francesa, as condecorações serão entregues na quarta-feira, durante uma homenagem prestada no tribunal de Sorbonne, na presença de Emmanuel Macron. O chefe de Estado francês já manifestou o seu apoio e solidariedade aos familiares do professor.
No último domingo, dezenas de milhares de pessoas reuniram-se em Paris e por toda a França numa homenagem a Samuel Paty.
12934731
12938679