Já alastraram a Portugal as manifestações que decorrem há dias em Espanha, organizadas pelo movimento "Democracia Real Já". Um grupo de pessoas está acampado na Av. da Liberdade.
Corpo do artigo
Um grupo de cerca de 40 pessoas, na sua maioria de nacionalidade espanhola mas também portugueses, passou a noite junto à embaixada e consuldao de Espanha, em Lisboa.
Num dos passeios da Avenida da Républica, em frente à Rua do Salitre, o grupo de jovens deixou uma tarja onde pode ler-se «A vida jamais tinha tido menos sentido. A vida jamais tinha sido tão pouco vivida».
Numa acção de solidariedade com os jovens espanhóis que há dias protestam em Madrid, na praça Puerta del Sol, este grupo tenciona também fazer, esta tarde, uma manifestação no Rossio.
Sem querer identificar-se, um dos manifestantes apelou na TSF à participação dos portugueses, garantindo que não há neste mometno partidos ou sindicatos.
O mesmo jovens espanhol explicou que a solidariedade lusa faz todo o sentido porque a luta por uma democracia participativa é «um problema global».
Enquanto em Lisboa, Porto e Coimbra estão agendados protestos para esta quinta-feira, na vizinha Espanha foram proibidas as manifestaçãoes durante o fim-de-semana devido à realização das eleições municipais e regionais.