Segundo um comunicado da OSCE, a aceitação de Putin significa que o plano da organização recebeu «respostas positivas» da Rússia, Ucrânia, União Europeia e EUA.
Corpo do artigo
O presidente russo «apoia» a mediação da Organização de Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) para o desanuviamento da crise na Ucrânia, indicou a organização num comunicado após um contacto telefónico com Vladimir Putin.
A OSCE explicou que a confirmação deste apoio por parte do presidente russo surgiu após uma conversa com o presidente da organização, o suíço Didier Burkhalter.
Ainda de acordo com este comunicado, a aceitação de Putin significa que o plano da OSCE recebeu «respostas positivas» da Rússia, Ucrânia, União Europeia e EUA.
Elaborada na última semana, o plano da OSCE «indica uma via pragmática para se passar de uma lógica de escalada para uma lógica de cooperação e reforça da estabilidade no terreno».
Para a OSCE, o plano está baseado no «não recurso à violência, no desarmamento, no diálogo nacional, nas eleições e vem criar um ambiente propício ao governo ucraniano para a organização de eleições livres e honestas em todo o país a 25 de maio».