O que já se sabe sobre os presumíveis autores dos ataques de terça-feira na capital belga.
Corpo do artigo
Khalid e Ibrahiam el Bakraoui são para já os dois homens confirmados pelas autoridades belgas como estando envolvidos nos ataques. Os dois irmãos tinham registo criminal e eram procurados pela polícia por ligações ao crime organizado.
Ibrahim el Bakraoui, de 30 anos, fez-se explodir no aeroporto de Bruxelas. Ibrahim tinha sido condenado a nove anos de prisão em 2010 por ter disparado uma Kalashnikov contra a polícia na sequência de um assalto. É o homem ao centro na foto.
[twitter:712315087512412160]
Khalid el Bakraoui, 27 anos, foi o autor do atentado no metro. Tinha sido condenado a cinco anos de prisão em 2011 por vários assaltos, mas ficou em liberdade condicional. De acordo com a RTBF, Khalid aparece também ligado ao aluguer de um apartamento onde foram preparados os atentados de Paris.
Najim Laachraoui (também conhecido por Soufiane Kayal, a identidade falsa que usou no aluguer da casa e quando saiu do país) tem sido apontado pela imprensa belga como o suspeito em fuga. É indicado como o cérebro dos ataques. O homem de 25 anos era procurado pela polícia por estar ligado aos atentados de 13 de novembro em Paris. O seu ADN foi encontrado nos apartamentos onde foram preparados os ataques de Paris e o seu nome aparece no aluguer de uma destas casas, em Auvelais. Laachraoui era um dos cúmplices de Salah Abdeslam, detido no final da semana passada na Bélgica. Há a informação de que terá estado na Síria em 2013.
O jornal La Dernière Heure, chegou a avançar esta manhã que Najim Laachraoui tinha sido detido, mas a informação foi entretanto desmentida. O Procurador belga não confirma que o homem em fuga seja Najim Laachraoui. Será supostamente o homem à direita na foto divulgada pelas autoridades, vestido de branco.