O presidente do Governo espanhol congratulou-se com a vitória nas eleições e afirmou que "vai tentar formar governo". Rajoy diz ainda que essa tentativa passa por negociar um executivo "estável" com apoio parlamentar.
Corpo do artigo
"Vou tentar formar governo e penso que Espanha precisa de um governo estável", disse Mariano Rajoy no discurso de vitória. O líder do PP recordou o último mandato, dizendo que "fizeram-se muitas coisas ao longo destes últimos quatro anos. Os espanhóis fizeram muitos esforços e agora é preciso preservar tudo isso. A Espanha precisa de um governo de apoio parlamentar".
Rajoy anunciou que vai tentar formar governo, "com um único objetivo - servir os interesses gerais de todos os espanhóis. A Espanha precisa de estabilidade, segurança, certeza e confiança". O presidente do Governo espanhol lembrou que "voltamos a ganhar as eleições, tivemos mais de 30 assentos de diferença para a segunda força e quem ganha as eleições deve tentar formar governo".
As eleições deste domingo deram a vitória ao PP, com 123 deputados. O PSOE, de Pedro Sanchez, foi o segundo mais votado, mas com 90 deputados.
Estas Legislativas em Espanha ditaram o fim do bipartidarismo, mas sem a maioria para formar governo, o que obrigará a negociações. Dois dos vitoriosos da noite eleitoral são os partidos emergentes, o Podemos, de Pablo Iglesias, à esquerda, com 69 deputados, e o Ciudadanos, de Alberto Rivera, com 40 deputados.