Os rebeldes líbios controlam desde hoje o aeroporto de Misrata depois de violentos combates com as forças leais ao coronel Muammar Kadhafi, alcançando uma vitória importante no conflito que dura há três meses.
Corpo do artigo
As forças rebeldes assumiram o controlo total do aeroporto no sudoeste de Misrata, terceira cidade do país, situada 200 quilómetros a leste de Tripoli e cercada por tropas pró-Kadhafi desde há mais de dois meses, indicou um correspondente da France Presse.
As forças leais ao regime abandonaram tanques que foram incendiados pelos rebeldes, enquanto nas ruas da cidade este avanço era celebrado por centenas de pessoas.
Os disparos da artilharia das tropas governamentais fizeram 13 feridos entre os rebeldes, segundo o correspondente da France Presse, que viu também os corpos de três combatentes pró-Kadhafi no local dos combates.
«Temos o controlo total do aeroporto e afastámos as forças de Kadhafi para uma distância de 15 quilómetros», declarou um porta-voz do Conselho Nacional de Transição, Abdel Boussine.
Este dirigente dos rebeldes assinalou, no entanto, que mesmo assim o aeroporto não está fora de perigo, dado que está ao alcance dos 'rockets' das forças governamentais.
A conquista do aeroporto pelos rebeldes pode facilitar a retirada de habitantes e de estrangeiros de Misrata e o encaminhamento da ajuda humanitária que chega à cidade apenas por mar. O porto da cidade continua nas mãos dos rebeldes apesar de ter sido bombardeado.
Em Tripoli, vários mísseis atingiram o sector leste da capital ao início da tarde, segundo uma testemunha.