Um comandante dos revoltosos anunciou, esta terça-feira, a vitória da revolução anti-Kadhafi e frisou que o mais importante agora é garantir a segurança e agir com responsabilidade.
Corpo do artigo
«Esta é uma mensagem para todas as pessoas em Tripoli e para os revolucionários: vencemos a batalha, missão cumprida. A mais importante batalha agora é conseguir a segurança desta grande cidade e agir com responsabilidade», disse Abdelhakim Belhaj, em declarações à televisão Al-Jazeera.
O comandante rebelde, que falava em Tripoli, chamou «a atenção para os revolucionários que lutam nas montanhas», frisando que «este momento histórico é deles também».
«É um momento de vitória. Apelamos a todos os líbios e aos nossos filhos que tiveram paciência até ao dia da vitória: agora é vossa responsabilidade, perante todos nós e perante o mundo, manter a segurança e a estabilidade para podermos reconstruir um país feliz e alegre em busca da qualidade de vida e da prosperidade», defendeu.
Esta declaração de vitória foi feita em directo dentro do quartel-general de Muammar Kadhafi, tomado pelos rebeldes esta terça-feira à tarde.
Não há sinais de Muammar Kadhafi, nem da família. O que se descobriu dentro do vasto complexo do líder líbio foi um conjunto de extensos túneis por onde Khadafi poderá ter escapado.