O Reino Unido disponibilizou uma ajuda excepcional de cerca de 125 milhões de para apoiar as reformas nos países árabes em transição, anunciou o PM britânico na cimeira do G8 em França.
Corpo do artigo
Um despacho da agência AFP, que cita o porta-voz de David Cameron, refere que do total de 110 milhões de libras (125 milhões de euros), 40 milhões serão destinados a promover reformas políticas e os restantes 70 milhões vão para o desenvolvimento económico.
Entre os países que beneficiarão desta ajuda contam-se a Tunísia e o Egipto, onde nasceu a Primavera Árabe, mas também Marrocos e a Jordânia, esclareceu o porta-voz.
«Este apoio aos povos do mundo árabe é fundamental para nós.Um fracasso na nossa actuação corre o risco de trazer instabilidade às portas da Europa, de ver ressurgir regimes autoritários, conflitos e o terrorismo», adiantou o porta-voz.
A Cimeira do G8, que reúne os dirigentes da Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia, deverá anunciar na sexta-feira um forte apoio ao Egipto e à Tunísia, cujas frágeis transições para a democracia estão ameaçadas pela crise económica e a fraca legitimidades dos respectivos governos.
Ao anunciar o apoio, o Reino Unido procura «encorajar» os outros membros do G8 a disponibilizarem fundos excepcionais para os países árabes em transição, segundo fontes governamentais britânicas.