Para já, Kiev é uma cidade em estado de guerra com um recolhimento de 36 horas, até às 7h de amanhã, o que coloca esta capital totalmente em suspenso.
Corpo do artigo
A noite passada em Kiev foi de grande apreensão. Os ataques a alvos civis que causaram seis vítimas mortais desde segunda-feira vieram aumentar decisivamente o receio de um grande ataque sobre os céus da capital ucraniana. Morreram também desde segunda-feira três jornalistas e um condutor ucraniano.
O recolher obrigatório de 36 horas, que termina dia 17 de março às 7h em Kiev, decretado ontem, fez antever o pior, por ser um recolhimento com a lei marcial imposta. Vários ucranianos que ainda não tinham descido aos abrigos desde o início da Guerra, em fevereiro, passaram a noite de hoje em abrigos perante ameaça de um ataque aéreo.
Não sendo um ataque de grande escala como se receava, a cidade foi de facto atacada neste dia de recolhimento obrigatório pela manhã. Um ataque parecido com os dos últimos três dias. Kiev acordou com colunas de fumo e rockets laçados a um prédio residencial de 12 andares pelas 5h da manhã de Portugal, na freguesia de Shevchenko. O último andar e a cobertura do prédio desabaram o que dificultou as operações de resgate. Até agora, 37 pessoas foram evacuadas e duas estão feridas.
14684986
As buscas por vítimas prosseguem durante dia de hoje. A cidade de Bila Tserkva, a sul de Kiev, tem também estado sobre o alerta das sirenes, mas até agora não há qualquer ataque confirmado. As batalha em Irpin e nas aldeias em torno continua apesar de não haver avanços na posição dos russos. As ruas de Kiev hoje estão totalmente desertas devido ao recolher obrigatório imposto. Mesmo os jornalistas não puderam sair às ruas.
O recolhimento impõe que todos os civis estão proibidos de circular no exterior, e as únicas exceções, são se as casas estiverem ameaçadas ou atingidas por ataques de bomba ou para recolher a abrigos ou bunkers. Ao longo do dia os sons da defesa área ucraniana e ao longe de algumas explosões fizeram-se ouvir como num dia típico deste conflito que já dura há quase três semanas. Para já, Kiev é uma cidade em estado de guerra com um recolhimento de 36 horas, até às 7h de amanhã, o que coloca esta capital totalmente em suspenso.
ACOMPANHE AQUI TUDO SOBRE A GUERRA NA UCRÂNIA