
Representantes da diplomacia norte-americana encontraram-se recentemente com representantes do regime de Muamar Kadhafi, tendo, na ocasião, apelado ao líder líbio para que saia do poder.
Corpo do artigo
As conversações terão ocorrido no sábado na Tunísia, adiantou a CNN, citando um porta-voz do regime de Kadhafi em Tripoli.
O encontro, de carácter excepcional, ocorreu depois de os Estados Unidos, bem como outros países ocidentais, terem reconhecido na sexta-feira o Conselho Nacional de Transição como autoridade legítima na Líbia, numa reunião em Istambul.
De acordo com a AFP, os emissários norte-americanos «encontraram-se com representantes do regime [de Kadhafi] para entregar uma mensagem clara segundo a qual o único meio de avançar é a retirada de Kadhafi», afirmou o responsável norte-americano, que falou sob anonimato.
«Não se trata de uma negociação, mas de transmitir uma mensagem», insistiu o responsável, acrescentando que «não está previsto um novo encontro, porque a mensagem foi entregue», sem precisar mais detalhes.
Um outro responsável norte-americano, em viagem na Índia com a chefe da diplomacia norte-americana, Hillary Clinton, disse que Jeffrey Feltman, secretário de Estado adjunto para o Médio Oriente, e Gene Cretz, embaixador norte-americano na Líbia, mas que já não está em permanência no país, participaram na reunião.
O responsável não disse, no entanto, quem esteve presente em representação de Kadhafi no encontro, referindo apenas que ocorreu fora da Líbia.