No teleférico seguiam seis crianças que estavam a caminho da escola quando um cabo se partiu.
Corpo do artigo
Foram resgatadas as oito pessoas que esta que estavam retidas num teleférico a uma altitude de mais de 300 metros, numa zona montanhosa remota, no noroeste do Paquistão. A informação foi avançada pelo Ministério do Interior do Paquistão, citado pela BBC.
O momento do resgate foi filmado e amplamente divulgado nas redes sociais.
Seis crianças e dois adultos usavam o teleférico quando um cabo se rompeu no meio da viagem, numa parte remota e montanhosa do noroeste da província de Khyber Pakhtunkhwa.
De acordo com a agência de notícias AFP, as crianças utilizavam o teleférico para atravessar um vale para chegar à escola quando um cabo se partiu.
"O teleférico está suspenso por uma única corda. Dentro do teleférico, há um mínimo de oito ocupantes, principalmente crianças em idade escolar", disse à AFP Abdul Basit Khan, um alto funcionário da agência de resgate da província de Khyber Pakhtunkhwa.
Vários helicópteros militares realizaram missões de reconhecimento no início do dia, tendo sido entregue comida, água e medicamentos aos retidos, disse à AFP Tanveer Ur Rehman, funcionário do governo local.
A operação de salvamento demorou 17 horas, pois, como explica Tanveer Ur Rehman, o helicóptero não podia aproximar-se muito do teleférico, porque ao descer, a pressão do ar podia quebrar a única corrente que o suporta.
Multidões ansiosas reuniram-se em ambos os lados da ravina. "Cada vez que o helicóptero baixava o socorrista para mais perto do teleférico, o vento do helicóptero agitava e desequilibrava o teleférico, fazendo as crianças gritarem de medo", disse Ghulamullah, presidente da área do vale Allai, ao Geo News.
Notícia atualizada às 19h30