O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, afirmou hoje que a Rússia avaliará a concessão de ajuda financeira à Grécia se o Governo de Atenas fizer um pedido nesse sentido.
Corpo do artigo
«Se houver um pedido por parte do Governo grego, será desde logo estudado», disse Lavrov, numa conferência de imprensa conjunta com o novo homólogo grego, Nikos Kotzias, com quem se reuniu em Moscovo.
O chefe da diplomacia russa acrescentou que «a situação financeira da Grécia» foi abordada no encontro que manteve com Kotzias.
Numa altura em que o novo Governo grego, dominado pelo partido antiausteridade Syriza, tenta negociar com a União Europeia um novo acordo que permita aliviar as duras medidas de austeridade impostas ao país em troca de dois empréstimos internacionais, a possibilidade do envolvimento de países externos à UE foi suscitada na terça-feira pelo ministro da Defesa grego, Panos Kamenos.
O ministro, que é também líder do parceiro de coligação do Syriza, o partido Gregos Independentes, afirmou numa entrevista que, na falta de um acordo com a Europa, Atenas tem um plano B que passa por pedir ajuda à Rússia, à China ou aos Estados Unidos.