A Rússia saudou hoje a nomeação de Lakhdar Brahimi como mediador da ONU para a Síria e disse esperar que se apoie no plano de paz de Annan e no acordo de Genebra.
Corpo do artigo
«Nós contamos que Lakhdar Brahimi baseie o seu trabalho na plataforma já existente para normalizar a Síria - o plano de paz de Kofi Annan e o documento do encontro em junho em Genebra do grupo de ação para a Síria, assim como nas decisões do Conselho de Segurança da ONU», segundo um comunicado do Governo russo.
As autoridades russas esperam também que o novo mediador «prossiga os contactos com todas as partes sírias, que elas possam interromper rapidamente as ações de violência e seja lançado um diálogo político para o futuro do país».
Lakhdar Brahimi, de 78 anos, é um antigo ministro dos Negócios Estrangeiros argelino e sucede a Kofi Annan, que se demitiu a 02 de agosto do cargo alegando falta de apoio internacional.
Entretanto, o regime sírio desmentiu informações que indicam a deserção do vice-presidente, Farouk al-Chareh.
A televisão estatal síria noticiou que «Farouk al-Chareh não pensou em qualquer momento abandonar o país».
As cadeias de televisão árabes tinham anunciado a deserção de Farouk al-Chareh para a Jordânia, citando os rebeldes sírios.