Rick Santorum venceu nestes dois Estados do sul dos EUA, aproximando-se assim de Mitt Romney, que se mantém na frente da corrida para candidato republicano às presidenciais.
Corpo do artigo
O ultraconservador Rick Santorum venceu as primárias republicanas dos Estados do Mississipi e do Alabama, aproximando-se assim do favorito Mitt Romney.
No Mississipi, Santorum conseguiu 33 por cento, contra 31 por cento de Newt Gringrich e 30 por cento de Mitt Romney, um panorama que se repetiu praticamente no viznho Estado do Alabama.
Neste Estado do sul dos EUA, Santorum garantiu 35 por cento dos sufrágios, contra 30 por cento de Gingrich e 28 por cento de Mitt Romney.
Horas depois de a campanha de Romney ter afirmado que o seu adversário estava a chegar ao fim, Rick Santorum, que somou a sua décima vitória em 26 Estados, lembrou que «todos falam da matemática» numa referência ao número de delegados.
«Para alguém que pensa que a sua vitória é inevitável, está a gastar muito dinheiro contra mim», acrescentou Santorum, que mesmo assim segue atrás de Romney na corrida republicana.
Outro dos derrotados da noite foi Newt Gringrich que, apesar de não ter ido além do segundo lugar nestas duas primárias, já garantiu que não vai abandonar a corrida para ser o candidato republicano às eleições presidenciais de Novembro.
Gringrich, que esperava dar nova vida à sua campanha nos Estados do sul, aproveitou para criticar o «esforço da elite dos media» para fazer passar a ideia de que Romney é o favorito que afinal «acabou por fracassar».
«Se se é favorito e se continua a ser terceiro não se é um grande favorito», acrescentou o ex-presidente da Câmara dos Representantes sobre Romney que, entretantanto, acabou por assegurar vitórias na Samoa Americana e no Havai.