Santos Silva realça "contributo" de Eduardo dos Santos para construção da paz em Angola
O presidente da Assembleia da República transmite "sentidas condolências à Assembleia Nacional e a todo o povo angolano".
Corpo do artigo
O presidente da Assembleia da República realçou esta sexta-feira o "contributo determinante" do ex-chefe de Estado angolano José Eduardo dos Santos para a construção da paz em Angola, e enviou sentidas condolências ao povo angolano e à Assembleia Nacional deste país.
Esta posição foi transmitida por Augusto Santos Silva, ex-ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, numa mensagem que divulgou na rede social Twitter em reação à morte de José Eduardo dos Santos, aos 79 anos, numa clínica em Barcelona, em Espanha, após semanas de internamento.
"Na morte de José Eduardo Santos recordo o seu contributo determinante para a construção da paz em Angola. Transmito sentidas condolências à Assembleia Nacional e a todo o povo angolano", escreveu o presidente da Assembleia da República.
Na morte de José Eduardo Santos recordo o seu contributo determinante para a construção da paz em #Angola. Transmito sentidas condolências à Assembleia Nacional e a todo o povo angolano.
- Augusto Santos Silva (@ASantosSilvaPAR) July 8, 2022
Pela morte de José Eduardo dos Santos, a presidência angolana anunciou hoje que decretou cinco dias de luto nacional.
José Eduardo dos Santos sucedeu a Agostinho Neto como Presidente de Angola em 1979 e deixou o cargo em 2017, cumprindo uma das mais longas presidências no mundo, marcada por acusações de corrupção e nepotismo.
Em 2017, renunciou a recandidatar-se e o atual Presidente, João Lourenço, sucedeu-lhe no cargo, tendo sido eleito também pelo Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), que governa no país desde a independência de Portugal, em 1975.