
epa06502946 The leader of the Social Democratic Party (SPD), Martin Schulz, during a press conference following ongoing coalition talks at the CDU headquarters Konrad-Adenauer-Haus, in Berlin, Germany, 07 February 2018. German media reports on 07 February 2018 state Martin Schulz, who is also the former president of the European Parliament, may according to unconfirmed reports become the new German foreign minister, replacing current foreign minister Sigmar Gabriel. The three German parties, conservative CDU, CSU and social democratic SPD have been conducting coalition talks to form a new government, four months after the general election in September 2017. EPA/CLEMENS BILAN
Clemens Bilan/EPA
O ex-presidente do parlamento europeu afirma que o acordo de coligação que firmou com Angela Merkel vai ser "um novo acordar para a Europa".
O líder do Partido Social-Democrata (SPD) alemão, Martin Schulz, anunciou esta quarta-feira uma "mudança de rumo" na política europeia, no acordo de coligação alcançado com a CDU de Angela Merkel.
"Penso que conseguimos algo que será um novo acordar para a Europa e uma nova dinâmica para a Alemanha", disse Schulz numa conferência de imprensa conjunta com Merkel para apresentar o acordo.
O pacto é "o fundamento" para uma nova política europeia, que será expressa num "apoio tácito" à "linha do governo francês" para "reformar a Europa e as suas instituições", acrescentou.
Schulz orientou todo o processo de negociações de uma nova "grande coligação" para a necessidade de apoiar a proposta de reforma da União Europeia apresentada em setembro pelo presidente francês, Emmanuel Macron, com quem, disse, se manteve sempre em contacto.
"Só com um novo auge da Europa se pode garantir à Alemanha paz, segurança e prosperidade a longo prazo", afirma-se no acordo fechado entre a União Democrata-Cristã (CDU) de Merkel, a União Social-Cristã (CSU) de Hörst Seehofer e o SPD de Schulz.
O acordo não permite formar um governo de imediato, porque ainda tem de ser aprovado pela maioria dos mais de 460 mil militantes do SPD.