Síria: Assad fala de «pressão popular» para abrir frente de combate contra Israel
Numa entrevista à estação de televisão do movimento xiita libanês, Assad afirmou ainda que não hesitará em apresentar-se às eleições presidenciais de 2014 «se o povo quiser».
Corpo do artigo
O Presidente sírio Bashar al-Assad afirmou hoje que existe na Síria uma «verdadeira pressão popular» para abrir uma frente de combate nos montes Golã contra Israel, que ocupa o planalto desde 1967.
«Existe uma clara pressão popular para abrir a frente de resistência [contra Israel] nos Golã (...). Existem diversos fatores, [incluindo] as contínuas agressões israelitas», indicou Al-Assad numa entrevista à Al-Manar, a cadeia televisiva do movimento xiita libanês Hezbollah, aliado de Damasco.
O líder de Damasco, confrontado com uma revolta popular desde março de 2011 que degenerou em guerra civil, afirmou ainda que não hesitará em apresentar-se às eleições presidenciais de 2014 «se o povo quiser», e manifestou confiança na vitória das suas tropas.
«Esta questão será decidida no momento oportuno (...). Se sentir que existe uma necessidade de me apresentar como candidato, e isso será decidido após consultar o povo, não hesitarei em fazê-lo», declarou o chefe de Estado sírio, cujo afastamento do poder é exigido pela oposição.
Numa referência ao sangrento conflito na Síria, Al-Assad manifestou-se «muito confiante» na vitória das suas tropas contra as diversas formações rebeldes que combatem as forças de Damasco.