O Governo saúda a decisão da Liga Árabe que suspendeu a Síria de todas as reuniões da organização, apela ao diálogo com as forças de oposição e condena a violação dos direitos humanos no país.
Corpo do artigo
«O governo português saúda a decisão da Liga Árabe de suspender a Síria daquela organização enquanto se mantiver a política de repressão sistemática levada a cabo pelo regime do Presidente Assad e a continuada incapacidade de encetar reformas políticas no país», disse à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
A mesma fonte acrescentou que o Governo português está solidário «com o povo sírio e que condena a permanente violação dos direitos humanos» no país.
«O Governo português junta-se assim, novamente, aos apelos da Comunidade Internacional e da União Europeia, exigindo às autoridades sírias o início, sem demoras, de um verdadeiro diálogo com as forças da oposição, a única forma de terminar com a violência e evitar a perda de mais vidas humanas», refere ainda a fonte diplomática.
A Liga Árabe anunciou, sábado, que suspendeu a Síria de todas as reuniões e pediu a retirada dos embaixadores árabes até que o governo de Damasco ponha fim à violência contra os manifestantes anti-governamentais.