O Ministério dos Negócios Estrangeiros sírio negou que as forças do regime tenham utilizado mísseis Scud contra os rebeldes, como afirmaram responsáveis norte-americanos.
Corpo do artigo
«O Ministério dos Negócios Estrangeiros desmente categoricamente os rumores de que o exército sírio lançou os mísseis Scud», noticiou a televisão estatal citando uma fonte do Ministério.
«Os mísseis Scud são armas estratégicas de longo alcance e não são utilizados contra grupos terroristas», acrescentou, qualificando as acusações de «conspiração».
Na quarta-feira, responsáveis dos Estados Unidos e da NATO acusaram as forças do regime de lançarem mísseis Scud contra zonas rebeldes no norte da Síria. Um desses responsáveis, que pediram anonimato, disse que foram lançados mais de cinco Scuds.
A informação foi confirmada hoje por um militar sírio que desertou de uma brigada especializada em mísseis terra-terra da zona de Damasco, segundo o qual a sua antiga unidade lançou vários mísseis Scud na direção das zonas rebeldes.
O militar, o tenente Araba Idriss, afirmou que desertou há dez meses mas mantém contacto com militares da brigada, que lhe disseram terem sido lançados cinco mísseis Scud na segunda-feira.