Paris fez saber que começou a negociar uma nova resolução do Conselho de Segurança sobre a Síria com a Rússia e que quer discutir a criação de «corredores humanitários» naquele país.
Corpo do artigo
«Estamos a negociar uma resolução no Conselho de Segurança da ONU para convencer os russos», disse esta quarta-feira o ministro francês dos Negócios Estrangeiros à rádio France Info.
Alain Juppé referiu que na quinta-feira a Assembleia-geral da ONU votará uma resolução «simbólica» para aumentar a pressão sobre o governo de Damasco.
Paris disse, na terça-feira, que criou um fundo de emergência para as agências de ajuda humanitária no sentido de ajudar o povo sírio e que gostaria de propor algo semelhante a nível internacional na próxima semana, num encontro na Tunísia para discutir a escalada da crise.
«A ideia de corredores humanitários que eu anteriormente propus para permitir às organizações não governamentais chegar às zonas onde há massacres escandalosos deve ser discutida no Conselho de Segurança», defendeu.
A ONU fez saber que mais de 6000 pessoas foram mortas na Síria desde o início da crise no país, a meados de março de 2011.