
Greg Baker/AFP
A Agência Meteorológica do Japão alerta que um tsunami com três metros de altura pode atingir a costa nordeste do país
Um sismo de magnitude de 7,2 na escala de Richter abalou esta segunda-feira a costa norte do Japão. Na sequência do terramoto, foi emitido um alerta de tsunami.
A Agência Meteorológica do Japão adianta que um tsunami com três metros de altura pode atingir a costa nordeste do país.
O terramoto atingiu a costa de Hokkaido, perto da cidade costeira de Aomori, com epicentro a cerca de 50 quilómetros abaixo da superfície do mar.
A emissora pública NHK citou um funcionário de um hotel na cidade de Hachinohe, em Aomori, que afirma existirem alguns feridos. Foram igualmente divulgadas imagens ao vivo que mostram fragmentos de vidro espalhados pelas ruas.
O terramoto também foi sentido no centro norte de Sapporo, onde os alarmes dos smartphones tocaram para alertar os residentes.
A agência meteorológica alertou anteriormente que um tsunami de até três metros (10 pés) deveria atingir a costa do Pacífico do Japão.
O Japão fica sobre quatro grandes placas tectónicas ao longo da borda ocidental do "Anel de Fogo" do Pacífico e é um dos países mais ativos do mundo em termos tectónicos.
O arquipélago, que abriga cerca de 125 milhões de pessoas, sofre cerca de 1500 tremores por ano. A grande maioria é leve, embora os danos causados variem de acordo com a localização e a profundidade abaixo da superfície da Terra.
*Notícia atualizada às 15h42
