A reação de Moscovo surge depois do regime de Kiev ter divulgado imagens de soldados russos capturados no leste da Ucrânia.
Corpo do artigo
Fontes militares russas, citadas pelas agência estatais, defenderam esta terça-feira que as tropas russas capturadas por Kiev, e mostradas na televisão ucraniana, cruzaram a fronteira acidentalmente.
Nas imagens, um dos soldados afirma que o grupo de paraquedistas cruzou a fronteira por acidente e diz que estão a ser usados como escudos. O soldado acrescenta que só se aperceberam que já estavam em território ucraniano quando foram abordados pelas forças de segurança.
Esta ideia foi reafirmada por fontes militares russas que rejeitam, também, as acusações de Kiev.
O governo ucraniano alega que decidiu divulgar as imagens destes militares para provar que as forças russas estão a ocupar e a combater em território ucraniano.
A Ucrânia acusa Moscovo de apoiar e fomentar o separatismo no leste do país e reclama, pela primeira vez, a detenção de militares russos. Os dez paraquedistas foram detidos segunda-feira numa aldeia do leste da Ucrânia, a cerca de 50 km de Donetsk, estavam armados.