O Sudão reconheceu a independência do Sul do Sudão, que será oficialmente independente a partir de sábado. Entretanto, a ONU decidiu enviar sete mil capacetes azuis para o Sul do Sudão.
Corpo do artigo
O Sudão reconheceu, esta sexta-feira, a independência do Sul do Sudão, indicou o ministro dos Assuntos Presidenciais na televisão estatal sudanesa.
Bakri Hassan Saleh confirmou ainda que o «governo sudanês compromete-se a colocar em prática o acordo de paz» datado de 2005 e que pôs fim ao conflito que durava há 22 anos entre as duas partes.
Entretanto, o Conselho de Segurança da ONU adoptou por unanimidade uma resolução que cria a Missão das Nações Unidas no Sul do Sudão e que será dotada de sete mil capacetes azuis.
A ONU vai ainda enviar para este território 900 civis e especialistas para contribuírem para a construção e segurança deste país, que vai declarar independência no sábado.
No Sul do Sudão, a ONU contribuirá para o «estabelecimento de funções de um governo central, serviços de base, estabelecimento de um Estado de Direito, respeito pelos Direitos do Homem, gestão de recursos naturais, desenvolvimento da segurança, melhoramento do emprego para jovens e revitalização da economia».