O suspeito do duplo atentado de Boston, Dzokhar Tsarnaev, de 21 anos, apareceu hoje em público pela primeira vez em 17 meses, durante uma audiência no tribunal federal que serviu para ultimar os pormenores do julgamento de Dzokhar Tsarnaev, que começa no dia 5 de janeiro de 2015.
Corpo do artigo
O duplo atentado de Boston, o mais grave nos Estados Unidos desde os ataques do 11 de setembro de 2001, foi perpetrado a 15 de abril de 2013 durante a popular maratona daquela cidade. Três pessoas morreram e outras 264 ficaram feridas.
Durante a audiência, Dzokhar Tsarnaev, que apareceu com barba e o cabelo despenteado, não pronunciou qualquer palavra. Na sala de audiência, os lugares reservados às vítimas e familiares estavam completos.
O jovem muçulmano de origem chechena é acusado de ter detonado, com o seu irmão mais velho Tamerlan Tsarnaev (que acabou por ser morto durante uma perseguição policial), duas bombas simultâneas de fabrico artesanal perto da linha de chegada da maratona.
Dzokhar Tsarnaev, que foi acusado formalmente de conspiração e uso de armas de destruição maciça contra pessoas e propriedades, pode enfrentar a pena de morte. O jovem não era visto desde que se declarou não culpado a 10 de julho de 2013.