"Tanta coisa mudou." Von der Leyen está em Kiev para terceira visita desde início da guerra
A presidente da Comissão Europeia avança que vai reunir-se com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o primeiro-ministro, Denys Shmygal.
Corpo do artigo
A presidente da Comissão Europeia chegou, esta quinta-feira, a Kiev. É a terceira visita de Ursula von der Leyen à capital ucraniana desde o início da guerra na Ucrânia.
"Em Kiev para a minha terceira visita desde o início da guerra da Rússia. Tanta coisa mudou. A Ucrânia é agora um candidato à União Europeia. Vou discutir com Zelensky e Denys Shmygal como continuar a aproximar as nossas economias e o nosso povo enquanto a Ucrânia avança para a adesão", escreveu a chefe do executivo comunitário na rede social Twitter.
1570299106781794304
O anúncio da visita de Von der Leyen a Kiev foi feito pela própria, na quarta-feira, enquanto discursava sobre o Estado da União, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.
Menos de uma semana após o início da invasão pela Rússia, em 24 de fevereiro, a Ucrânia apresentou formalmente a sua candidatura à adesão, e, no início de abril, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, entregou em mão, em Kiev, ao Presidente Volodymyr Zelensky o questionário que as autoridades ucranianas, entretanto, preencheram e remeteram a Bruxelas.
O estatuto de candidato à UE, que só pode ser concedido se todos os países membros concordarem de forma unânime, é um primeiro passo. A adesão só acontecerá se a Ucrânia satisfizer condições económicas e políticas, incluindo o respeito pelos princípios democráticos.
A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 5.827 civis mortos e 8.421 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.