A segunda análise deu negativo. A enfermeira espanhola conseguiu sobreviver ao vírus ébola. Teresa Romero, a primeira doente contagiada na Europa, está curada.
Corpo do artigo
A auxiliar de enfermagem espanhola Teresa Romero deu negativo na sua quarta prova do vírus do ébola, pelo que «cumpre os critérios de cura da doença», anunciou Ramón Arribas, chefe da unidade de doenças contagiosas do hospital Carlos III, depois de o primeiro teste, realizado no passado fim-de-semana, ter dar negativo também.
A partir de agora, a confirmação de que o vírus já não se encontra no sangue de Teresa Romero, isso vai permitir que as condições de segurança desta unidade hospitalar sejam flexibilizadas, apesar de ainda se encontrarem internadas 15 pessoas suspeitas de terem contraído o vírus.
A enfermeira, que se tornou no primeiro caso de contágio na Europa, poderá em breve retomar a sua vida normal.
«Como acontece com qualquer doente com uma doença grave temos de vigiar a evolução clínica nos próximo dias. Vamos continuar a controlar a situação. Apesar de já não estar presente no sangue não sabemos se teve outra evolução», completou Fernando de la Calle, da unidade de Medicina Tropical, que também se mostrou convicto de que Teresa Romero livrou-se, de vez, do ébola.