As autoridades admitem mais vítimas depois da passagem de um devastador tornado nos arredores de Oklahoma, nos Estados Unidos. Das 91 vítimas já encontradas, 20 eram crianças.
Corpo do artigo
Amy Elliott, uma responsável de saúde do estado de Oklahoma, avançou ao canal de televisão CNN que o mais recente balanço indica 91 vítimas mortais. nas últimas horas foram descobertos mais 40 corpos. Entre as vítimas há 20 crianças.
Horas antes, a governadora do Estado de Oklahoma, Mary Fallin, disse em conferência de imprensa que «um gigantesco tornado passou por este local», referindo-se a «muitas vítimas» e a uma «grande quantidades de estruturas perdidas» na localidade de Moore e no estado.
Em dois hospitais deram entrada dezenas de feridos, entre os quais também crianças, segundo as autoridades. O último balanço indica que pelo menos 240 pessoas estão hospitalizadas, 60 das quais são crianças.
[youtube:ch8MbI_mOLA]
Centenas de construções foram destruídas, entre as quais uma escola primária em Moore, uma localidade de 55 mil habitantes nos arredores da cidade de Oklahoma e uma das mais atingidas pelo tornado.
[youtube:7qytXhgij5M]
Um violento tornado, com ventos que atingiram os 320 quilómetros por hora de 3,2 quilómetros de diâmetro, semeou a destruição num percurso de 12 quilómetros entre Moore e Newcastle, nos arredores da cidade de Oklahoma.
O Presidente norte-americano, Barack Obama, já falou com a governadora de Oklahoma e prometeu ajuda das autoridades federais. A Casa Branca emitiu um comunicado no qual indicou que Obama está a acompanhar os acontecimentos de perto através da assistente para Segurança Nacional, Lisa Monaco.
O centro de saúde de Moore foi evacuado, de acordo com a cadeira televisiva CNN, e todos os doentes foram transferidos para outras unidades hospitalares. Segundo a cadeia News.9, abrigos foram instalados na capital de Oklahoma, nomeadamente em igrejas, tendo sido divulgados alertas para este estado e para o estado vizinho do Texas.
No centro da cidade de Oklahoma, as sirenes de alerta para tornados dispararam, pelo menos, três vezes na tarde de segunda-feira, enquanto a autoestrada interestadual 35 esteve fechada para todos os veículos exceto os de emergência.
A televisão local KFOR mostrou pessoas, «milhares» segundo os repórteres no terreno, à deriva pelo território em busca de locais onde pudessem encontrar ajuda. O mesmo canal deu conta de relatos de pilhagens, acrescentando que a Guarda Nacional já está a par da situação e a prestar apoio no local.
O Centro de Previsão de Tempestades da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica apontou, de acordo com estimativas iniciais, para um tornado na categoria F4, a segunda mais elevada, com ventos a atingir os 320 quilómetros por hora.
O tornado de segunda-feira reproduziu, em parte, o trajeto realizado pelo fenómeno de maio de 1999 que matou 44 pessoas, feriu centenas e destruiu milhares de casas em Moore e no sul da cidade do Oklahoma.
Os tornados são frequentes em Oklahoma mas raramente atingem zonas habitadas.
Notícia atualizada às 8h11