O Hamas confirmou a entrada em vigor de uma trégua entre este movimento islamita e Israel. O movimento islamita garante que vai «respeitar o acordo de trégua e garantir o seu sucesso».
Corpo do artigo
O Hamas anunciou a entrada em vigor de uma trégua entre o Hamas e Israel na faixa de Gaza às 6:00 locais (4:00 em Lisboa), tendo esta movimento palestino assegurado que vai «respeitar o acordo da trégua e garantir o seu sucesso».
A rádio pública israelita indicou que o «exército tomou as medidas necessárias, mas não recebeu directivas precisas sobre a forma como deve agir em caso de ruptura do cessar-fogo» por parte dos palestinos.
Pouco antes da entrada em vigor desta trégua, um palestino foi morto por um tiro israelita no sul de Gaza, disseram serviços de urgência palestinos.
O calendário da trégua prevê a reabertura progressiva dos terminais rodoviários que ligam Israel à Faixa de Gaza e que estão encerrados quase em permanência há um ano desde que o Hamas assumiu o poder na Faixa de Gaza.
Este acordo foi negociado com a mediação do Egipto, uma vez que Israel recusou falar directamente com o Hamas, organização considerada pelos israelitas como terrorista.