O Tribunal Constitucional da Rússia considerou hoje legal, por unanimidade, a assinatura do tratado de anexação da Crimeia pelo Presidente Vladimir Putin, um passo essencial no processo para a ratificação do tratado.
Corpo do artigo
«O Tribunal Constitucional reconheceu que este tratado está em conformidade com a Constituição russa», disse o presidente do tribunal, Valery Zorkin, aos jornalistas, citado pela agência Interfax.
A decisão do tribunal permite a Vladimir Putin entregar o tratado ao parlamento para ser ratificado.
A tensão na Crimeia subiu de tom na terça-feira, com a Rússia a reconhecer a república autónoma ucraniana como parte do seu território e a Ucrânia a dar autorização aos seus soldados para usarem armas.
Na sequência do referendo de domingo na Crimeia, em que a anexação à Rússia teve a maioria dos votos, Moscovo anunciou que considerava a península como parte do seu território a partir de terça-feira.
O Presidente russo, Vladimir Putin, e os dirigentes da província autónoma ucraniana assinaram um tratado bilateral com vista à integração da Crimeia na Federação Russa.
Por seu lado, as autoridades da Ucrânia garantiram que nunca reconhecerão a anexação da Crimeia e deram autorização aos seus soldados para usarem armas em resposta aos «atos hostis» da Rússia.