Tropas do regime líbio disfarçadas de rebeldes matam 8 opositores e ferem dezenas em Brega
Combatentes do regime líbio, em camiões disfarçados com bandeiras dos rebeldes, ocuparam terça-feira posições da oposição, perto da cidade estratégica de Brega, rica em petróleo, matando oito adversários e ferindo várias dezenas, noticia a AFP.
Corpo do artigo
As forças dos rebeldes têm pressionado a frente de combate de Brega, cidade onde se situa uma refinaria e um terminal petrolífero, há cerca de uma semana, mas dizem que os campos de minas espalhadas pelas tropas do coronel Muammar Kadhafi têm atrasado os avanços.
De acordo com Mohammed al-Rajali, porta-voz da oposição, os rebeldes estão a combater numa área residencial da zona este de Brega e controlam cerca de um terço da cidade.
O comandante rebelde Ahmed Maysawi afirmou que as forças da oposição estão a trabalhar na remoção das minas para que possam avançar, numa altura em que as tropas fiéis a Kadhafi se aproximam ocasionalmente em camiões fazendo-se passar por rebeldes e disparam 'rockets'.
Mohammed Idris, médico num hospital dos arredores de Ajdabiya, disse que oito rebeldes foram mortos e que várias dezenas ficaram hoje feridos, o que faz disparar as vítimas mortais entre os opositores para 34 em cinco dias.
Idris adiantou ainda que os rebeldes fizeram quatro prisioneiros e que um soldado do regime, já sem vida, tinha sido levado para o hospital das forças opositoras. Não se sabe quantos mais soldados de Kadhafi terão sido mortos, uma vez que o governo líbio raramente dá conta destes números.