O governo alemão admitiu a possibilidade de virem a ser impostas novas sanções contra Moscovo por causa da falta de colaboração russa na solução da crise na Ucrânia, afirmou hoje um porta-voz da chanceler Angela Merkel.
Corpo do artigo
Em conferência de imprensa, o porta-voz do governo, Steffen Seibert, disse que os parceiros europeus vão abordar a crise ucraniana na reunião do Conselho Europeu que começa hoje em Bruxelas e apesar de não ter especificado o caráter das eventuais sanções, recordou que a União Europeia já admitiu que a possibilidade está sobre a mesa.
«As possíveis consequências de todas as expectativas frustradas até ao momento (por parte da Rússia) vão ser analisadas hoje na reunião do Conselho Europeu», assinalou o porta-voz.
A chanceler alemã, Angela Merkel, abordou a crise ucraniana nos contactos telefónicos que manteve na terça-feira com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e com o chefe de Estado da Ucrânia, Petro Poroshenko.
De acordo com o mesmo porta-voz, Poroshenko comunicou a Merkel as suspeitas de Kiev sobre o envolvimento de Moscovo no envio de armamento pesado aos separatistas pró-russos e nos ataques contra o Exército da Ucrânia nas zonas de fronteira entre os dois países.
Seibert disse ainda que a «comunidade internacional» tem como intenção o cessar-fogo entre as partes em conflito.