John Kerry condenou o «incrível ato de agressão» da Rússia na Ucrânia, ameaçando com «muito sérias consequências» ao nível de sanções.
Corpo do artigo
O secretário de Estado norte-americano disse que os Estados Unidos e outros países castigarão a Rússia, que ficará isolada economicamente. O lugar no G8 está em risco.
O presidente (russo) Vladimir Putin, «pode não ter (cimeira do) G8 em Sochi, pode mesmo não continuar no seio do G8 se isto continuar», advertiu Kerry em declarações à televisão norte-americana NBC.
Antes, os ministros dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido e da França anunciaram terem decidido suspender a sua participação nas reuniões preparatórias da cimeira do Grupo dos oito.
A Rússia está comportar-se como «no século XIX», ao invadir a Ucrânia, disse Kerry no programa da CBS "Face the Nation".
Kerry considerou que a Rússia está «a violar a soberania da Ucrânia e a violar obrigações internacionais».
O líder da diplomacia norte-americana revelou que Obama disse a Putin, na conversa telefónica que tiveram esta madrugada, que «haverá sérias consequências se isto continuar».
O Kremlin, pelo menos para já, não quer reagir a estas declarações de Kerry, segundo o porta-voz Dmitry Peskov, citado pela Reuters.