O Presidente ucraniano, Viktor Ianukovich, dirigiu-se hoje para a cidade de Kharkiv, considerada a sua base política oriental, para uma reunião, segundo um alto diplomata norte-americano, citado pela agência France Presse.
Corpo do artigo
«A nossa informação, e eu falei com o ministro dos Negócios Estrangeiros há cerca de uma hora e meia, é que o Presidente Ianukovich saiu para Kharkiv (...) para algum tipo de encontro que lá ocorrerá», disse o mesmo responsável, numa declaração reproduzida pela AFP cerca das 23:00, hora de Lisboa.
O diplomata norte-americano foi questionado sobre rumores de uma possível fuga do Presidente ucraniano após ter chegado a acordo com a oposição: «Como sabe isso não é incomum depois de tomar uma importante decisão política, ir para Leste, onde está a sua base».
Os líderes dos três principais partidos da oposição assinaram hoje um acordo com o Presidente da Ucrânia para pôr fim à crise.
O acordo, assinado no palácio presidencial na presença dos mediadores europeus, prevê nomeadamente a antecipação das eleições presidenciais, a formação de um Governo de coligação e uma reforma constitucional que recupere a limitação dos poderes presidenciais da Constituição de 2004.
Os líderes dos três partidos da oposição com representação parlamentar - Vitali Klitschko, Arseni Iatsenuk e Oleg Tiagnibok - assinaram o documento, assim como os ministros dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Frank Walter Steinmeier, e polaco, Radoslaw Sikorski, segundo a agência France Presse.