A União Europeia (UE) decide esta quinta-feira a partilha entre os países membros das ajudas para compensar os agricultores pelas perdas provocadas pela bactéria E.Coli.
Corpo do artigo
A UE prevê destinar 210 milhões de euros para compensar os danos provocados em cinco produtos considerados os mais atingidos pelo alerta alimentar, designadamente o pepino, a abobrinha, a alface, o tomate e o pimento.
No encontro de hoje, o Comité de Gestão da UE, que reúne especialistas dos 27, decidirá como distribuir os fundos em função das compensações pedidas por cada país.
As ajudas compensarão cerca de metade das perdas dos agricultores que se viram obrigados a retirar do mercado os cinco produtos referidos.
O comité também deverá analisar o mercado do pêssego e da nectarina, produtos para os quais a Espanha, a França e a Itália pediram compensações pelos «danos colaterais» causados pela "crise do pepino".