O presidente do Conselho Europeu condenou a «cobardia» do atentado à bomba que destruiu a sede do governo norueguês em Oslo e Washington ofereceu ajuda à Noruega.
Corpo do artigo
«Condeno (...) os actos de cobardia para os quais não há qualquer justificação», declarou Herman Van Rompuy, afirmando em comunicado estar «profundamente chocado».
Rompuy acrescentou ter «enviado uma mensagem de condolências e de solidariedade da UE ao primeiro-ministro Jens Stoltenberg e ao povo norueguês».
O presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek, também condenou o atentado. «A Noruega prestou bons serviços em prol da paz nas regiões mais instáveis do planeta. A última coisa que merece é um atentado terrorista no seu território», declarou.
Também os Estados Unidos condenaram a explosão mortífera na zona de edifícios governamentais no centro de Olso e o tiroteio que se seguiu, pouco depois, nos arredores da capital norueguesa. Washington acrescentou estar pronto a fornecer ajuda à Noruega se necessário.
«Condenamos estes actos de violência odiosos», declarou à AFP a porta-voz do departamento de Estado Heide Bronke Fulton.
«Os nossos corações estão com as vítimas e familiares e contactámos o governo norueguês para expressar as nossas condolências», disse.