Varoufakis diz que «geografia» da sala o impediu de cumprimentar Maria Luís Albuquerque
O ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, disse hoje que na reunião do Eurogrupo não cumprimentou a ministra portuguesa apenas por motivos geográficos, uma vez que ficou sentado do outro lado da sala.
Corpo do artigo
Em conferência de imprensa, após a reunião de hoje do grupo que junta os 19 ministros das Finanças da zona euro, Varoufakis disse que falou com muitos ministros, incluindo o espanhol, porque ficaram sentados junto ao seu lugar, ao contrário de Maria Luís Albuquerque, que estava sentada no outro lado da sala em que decorreu o encontro.
«É só uma explicação geográfica» que impediu o cumprimento, garantiu Varoufakis, que não se quis prolongar sobre a polémica que nasceu depois de o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, ter acusado Lisboa e Madrid de terem tentado minar o acordo alcançado entre os parceiros europeus e a Grécia a 20 de fevereiro.
Também a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, afirmou que o que aconteceu foi que «quando o ministro grego entrou na sala, eu já lá estava, mas aliás já estava muita gente e não se proporcionou» falar com o seu homólogo grego, acrescentando que «não há nada para esclarecer» entre os dois.