Venezuela apela ao fim das «declarações e ações militaristas» na península coreana
O governo venezuelano manifestou hoje preocupação pela situação na península coreana, fazendo votos pela paz e apelando aos governos do Norte e do Sul para que acabem com as «declarações e ações militaristas»
Corpo do artigo
«O presidente (interino) Nicolás Maduro Moros, em nome do Governo bolivariano e do povo venezuelano, faz votos pela paz na península coreana», lê-se num comunicado oficial, em que também se alerta para a escalada de tensão que poderia "levar ambas as nações a um conflito bélico".
No documento, a que a Agência Lusa teve acesso, «o governo bolivariano da Venezuela expressa a sua profunda preocupação pela realização contínua de exercícios e provas militares, que só contribuem para o aumento das tensões».
«O Governo da República Bolivariana da Venezuela reitera os laços de amizade com ambas nações e reafirma o seu compromisso com todos os esforços que permitam conseguir uma solução pacífica para o conflito», refere-se ainda.
Esta é a segunda vez que a Venezuela se pronuncia sobre o conflito na península coreana, depois de na última sexta-feira a Coreia do Norte ter declarado o «estado de guerra» com a Coreia do Sul.
Nesse mesmo dia, através da sua conta na rede social Twitter, o presidente interino da Venezuela, Nicolás Maduro, fez «votos pela paz no mundo», sublinhando que «a ameaça na península coreana deve resolver-se com sabedoria e diplomacia».