O PSD felicitou hoje a CDU e Angela Merkel pelo «expressivo resultado» obtido nas eleições de domingo, com o partido conservador CDU/CSU a conseguir 41,5% dos votos
Corpo do artigo
O partido social-democrata SPD, com o qual Angela Merkel poderá formar uma coligação governativa, conseguiu 25,7% dos votos.
Em comunicado, o PSD sublinha que «os cidadãos alemães legitimaram a chanceler Angela Merkel para o terceiro mandato consecutivo à frente do executivo alemão e desta forma deram nota positiva ao projeto europeu que a chanceler tem sustentado, sobretudo no último mandato».
O PSD salienta também que o resultado eleitoral, que «constitui uma expressiva vitória da CDU, é um garante de estabilidade para a política interna alemã mas também traduz um aval à política de responsabilidade e solidariedade no plano europeu, defendida pela chanceler alemã, que tem sido determinante para a recuperação económica na zona euro e na União Europeia no seu conjunto».
Em comunicado, o partido considera ainda que a vitória de Angela Merkel «reforça a legitimidade para a prossecução das linhas programáticas do PPE [Partido Popular Europeu]».