Ex-ministro da Economia e dos Negócios Estrangeiros, Arseny Yatseniuk deverá ser o próximo líder do governo ucraniano, que terá de ser aprovado pelo parlamento.
Corpo do artigo
Arseny Yatseniuk foi designado, esta quarta-feira, como primeiro-ministro ucraniano, isto após decisão do chamado "Conselho de Maidan", que está reunido na Praça da Independência.
Este jurista e economista, que já foi ministro da Economia e ministro dos Negócios Estrangeiros, recusou recentemente este cargo, quando este lhe foi oferecido pelo presidente Viktor Yanukovich, agora deposto.
Pró-europeu assumido e uma das figuras que negociou com Yanukovich durante a recente crise, Yatseniuk é contra a proclamação da língua russa como segundo idioma oficial do país e pretende que a Ucrânia venha a integrar a União Europeia.
O primeiro-ministro proposto por Olexandr Turchinov, presidente em funções, é contra a privatização da propriedade do Estado e contra um "muro de Berlim" que separe a Ucrânia da Europa.
O novo primeiro-ministro ucraniano e o seu governo, que inclui um antigo embaixador como ministro dos Negócios Estrangeiros e um ex-ministro da Economia como titular das Finanças, terão agora de ser aprovados pelo parlamento ucraniano.