O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou hoje exercícios para testar a prontidão de combate das unidades militares do oeste e centro da Rússia, anunciou o ministro da Defesa russo.
Corpo do artigo
«De acordo com uma ordem do presidente da Rússia, às 14:00 (10:00 TMG e Lisboa) de hoje foram postas em alerta as tropas da circunscrição militar ocidental», disse Serguei Shoigu, citado pela agência Interfax.
Shoigu indicou que foram também colocadas em alerta as forças do 2.º exército da circunscrição militar do centro e os comandos da Força Aérea, Forças Aerotransportadas, Aviação Estratégica e de Transporte.
A circunscrição militar oeste da Rússia estende-se até à fronteira com a Ucrânia.
Vladimir Putin não fez até agora qualquer declaração pública sobre a crise na Ucrânia, desencadeada pela decisão do presidente ucraniano Viktor Ianukovich de suspender a aproximação do país à União Europeia (UE) e reforçar os laços com a Rússia.
Vários países ocidentais pediram à Rússia que respeite a integridade territorial da Ucrânia e, na terça-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros russos, Serguei Lavrov, assegurou que «a posição da Rússia é de não-intervenção nos assuntos internos da Ucrânia».