Calor na Europa central: várias cidades com temperaturas acima da média para a época
Os meteorologistas falam em temperaturas recorde para esta época do ano na Europa Central.
Corpo do artigo
Vários países da Europa central registam esta semana temperaturas acima da média para a época do ano.
É o caso da Alemanha, onde para esta quarta-feira estão previstas temperaturas máximas de 19ºC em Berlim, quando a temperatura média para esta altura do ano é de apenas 4ºC.
Isto quando ainda há duas semanas a capital alemã esteve parcialmente paralisada devido a um nevão, com temperaturas de -10ºC.
No dia 14 de fevereiro, por exemplo, as águas do canal Landwehr estavam completamente congeladas, permitindo à população caminhar e patinar sobre o gelo.
Em Varsóvia, na Polónia, esperam-se 17ºC na quinta-feira, um recorde no mês de fevereiro, e o mesmo caso em Viena, Áustria, onde as temperaturas máximas podem chegar aos 16ºC esta sexta-feira.
Em causa está uma superfície frontal quente que vai atingir a Europa Central, deixando de fora a Península Ibérica.
Já em Pequim, na China, a temperatura de Pequim subiu para 25.6ºC no domingo, a mais alta alguma vez registada em fevereiro, superando o anterior recorde em mais de 6ºC.
Também no Japão, 109 cidades alcançaram nos últimos dias recordes de temperatura em fevereiro.
Em Portugal continental, regista-se apenas uma ligeira subida de temperatura esta terça-feira: as mínimas vão oscilar entre os 0 graus Celsius (em Bragança) e os 13 (em Sagres e Faro) e as máximas entre os 9 (na Guarda) e os 19 (em Braga e Santarém).