- Comentar
Apesar das restrições associadas à pandemia de Covid-19, e apesar de a Notre Dame ainda estar a recuperar do incêndio que a consumiu há um ano, a arcebispo de Paris fez questão de assinalar a Sexta-feira Santa na catedral.
O mundo está "paralisado por uma pandemia que está a espalhar morte", mas "ainda há vida aqui", disse o arcebispo Michel Aupetit, citado pela AFP, durante a pequena cerimónia do dia que assinala a morte de Jesus Cristo para os católicos.
Sem fiéis a assistir, a missa contou com a presença de padres com capacetes brancos e máscaras, e de um grupo de músicos equipados com fatos de proteção, não devido ao novo coronavírus, mas por causa do chumbo tóxico do telhado, derretido devido ao fogo, e que ainda contamina o local. Tocaram sonatas de Bach.
O incêndio na Notre Dame começou no dia 15 de abril de 2019 e só foi declarado extinto no dia seguinte. A pandemia de Covid-19 obrigou a adiar as obras de recuperação da catedral, comprometendo os planos ambiciosos do governo francês de reabrir portas ao público em 2024.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias

Leia também:
Estado de emergência será prolongado até 1 de maio. Costa quer clarificação da Holanda
LEIA AQUI TUDO SOBRE A COVID-19