Candidatura de António Filipe lamenta que André Ventura possa chegar à segunda volta

António Cotrim/Lusa
Vasco Cardoso, membro da candidatura presidencial de António Filipe, admitiu que este pode ser "um momento menos positivo", "mas não é a derrota porque a luta, essa sim, vai continuar"
O dirigente comunista Vasco Cardoso, membro da candidatura presidencial de António Filipe, reconheceu este domingo que, a confirmarem-se as projeções, serão um resultado que "não corresponde ao valor" desta candidatura apoiada pelo PCP e PEV.
"Estamos a falar ainda de projeções mas, a confirmarem-se, seria seguramente um resultado que não corresponde ao valor próprio da candidatura, aos elementos que ela trouxe para o debate", afirmou Vasco Cardoso, numa primeira reação às projeções avançadas pelas televisões.
As projeções dos resultados eleitorais divulgadas pela RTP, SIC e TVI/CNN, apontam para uma segunda volta das eleições presidenciais disputadas entre António José Seguro, em primeiro lugar, e André Ventura ou Cotrim de Figueiredo (apoiado pela Iniciativa Liberal).
Vasco Cardoso admitiu que este pode ser "um momento menos positivo", "mas não é a derrota porque a luta, essa sim, vai continuar".
O dirigente realçou ainda como "um aspeto negativo a possibilidade de uma candidatura que é portadora de valores e projetos reacionários poder vir a disputar a segunda volta", referindo-se à candidatura de André Ventura.
Quanto a António José Seguro, que segundo as projeções poderá também passar à segunda volta, considerou que "não transporta consigo os valores de Abril e a ideia de projeto e de alternativa para Portugal que a candidatura de António Filipe teve".
Vasco Cardoso admitiu que "naturalmente" gostariam de "vir a obter mais votos", mas considerou que António Filipe "só razões para estar satisfeito neste momento".
"Honrou o compromisso, a tarefa que lhe foi atribuída, honrou a democracia, a Constituição da República e os valores de Abril", defendeu.
Confrontado com a possibilidade de António Filipe poder vir a ter o pior resultado em comparação com os votos obtidos por anteriores candidatos apoiados pelo PCP, Vasco Cardoso salientou o "significado e repercussão" da manipulação e instrumentalização.
"Nós temos um percurso muito longo na nossa história e estas eleições disputaram-se num contexto muito difícil, com um conjunto de atos eleitorais que estão para trás, com aspetos que eu creio que alguns deles até são novos do ponto de vista da manipulação, da instrumentalização, da introdução do medo e da chantagem nestas eleições", declarou.
E isso, acrescentou, "não deixa de ter significado e repercussão do ponto de vista do próprio resultado eleitoral".
"Vamos aguardar pelos resultados ao longo da noite, mas quero aqui sublinhar que cada voto que foi dado à candidatura de António Filipe, que cada apoio que foi somado à candidatura de António Filipe, são votos, são apoios que contribuirão para uma luta que vai ter que continuar já amanhã contra o pacote laboral, pela defesa do Serviço Nacional de Saúde, pela defesa da escola pública, pela defesa dos valores de abril, pelo respeito e cumprimento da própria Constituição da República", referiu, num breve reação no hotel, em Lisboa, onde estão concentrados apoiantes.
