O eurodeputado socialista considera importante que os jovens consciencializem os outros sobre o ambiente, mas "não pelos métodos que foram usados".
Corpo do artigo
Carlos Zorrinho admite ter ficado preocupado com a falha de segurança no jantar-comício do Partido Socialista, em que António Costa foi surpreendido, durante um discurso, por um ativista que é contra o avanço do Aeroporto do Montijo.
"Fiquei preocupado com a falha de segurança, mas não com o seu discurso", assume o eurodeputado, em declarações à TSF, explicando que ficou "muito mais entusiasmado com Greta Thunberg, a jovem de 16 anos que conseguiu acordar tanta gente no planeta".
TSF\audio\2019\04\noticias\24\carlos_zorrinho_2_falha
O socialista confessa que simpatiza com jovens que defendem o ambiente e considera muito interessante que "nos acordem e nos consciencializem", contudo "não pelos métodos que foram usados".
TSF\audio\2019\04\noticias\24\carlos_zorrinho_1_talvez
Questionado sobre a forma como a segurança agiu, Carlos Zorrinho realçou que "não havia alternativa", tendo em conta que "estava ali não apenas o secretário-geral, estava o primeiro-ministro, estava ali muita gente".
"O princípio da precaução obriga a que não haja alternativa. Provavelmente se, em vez de invadir o palco, tivesse pedido a palavra, estou convencido que lhe teria sido dada", acredita o eurodeputado.
Em declarações à TSF, Francisco, o ativista que esteve no palco com António Costa, admitiu que "foi relativamente simples furar o protocolo e subir ao palco" .
O ativista conta que fazia parte de um grupo de "12 pessoas", em que todos estavam em sintonia em relação ao objetivo principal: "Sabíamos qual era a mensagem, sabíamos que era preciso passar essa mensagem e isso suplantou todos os nervos que naturalmente existiam."
De forma "criativa, com imaginação, determinação e respeito pelas pessoas todas", encontraram uma "forma de entrar neste evento e quebrar o protocolo".
LER MAIS:
- Foi "relativamente simples furar" a segurança. A explicação do ativista que interrompeu Costa
- Quem são os jovens que tentaram "estragar a festa" de Costa?
- Chegaram, entrevistaram os candidatos e deixaram António Costa embaraçado